terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coronel de Infantaria Guilherme Naves Pinheiro - EB

 - Atualizado aos 30 de Novembro de 2023 -
- Rio Branco - Acre - Brasil -
- 4º Batalhão de Infantaria de Selva - 
- Galeria de Antigos Comandantes -
16/12/2022
Passagem de Comando de Fronteira
4º Batalhão de Infantaria de Selva
Rio Branco - Acre - Brasil
Rio Branco (AC) – No dia 16 de dezembro de 2022, o Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS) realizou a solenidade de Passagem de Comando. O evento iniciou com a inauguração do retrato do Coronel Guilherme Naves Pinheiro na Galeria de Antigos Comandantes. Em seguida, foi realizada a solenidade militar de transmissão de cargo para o Tenente-Coronel Elmir Leandro Moreira Xavier, ato solene presidido pelo General de Brigada Flávio Moreira Mathias, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl).
Momento especial na solenidade de Passagem do Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS) foi na entrega mimo para a Sra. Marcela Garcia Naves (com as flores recebidas), esposa do Coronel Guilherme Naves Pinheiro, que transmitiu o comando ao seu sucessor.
Fonte: 4º Batalhão de Infantaria de Selva
https://4bis.eb.mil.br/destaques/passagem-de-comando-do-comando-de-fronteira-acre-4%C2%BA-batalh%C3%A3o-de-infantaria-de-selva.html

13/12/2022
Comando de Fronteira
4º Batalhão de Infantaria de Selva
Rio Branco - Acre - Brasil
Palácio Rio Braco -
Na tarde de terça-feira, 13.12.2022, o governador Gladson Cameli recebeu uma visita de cortesia do comandante que a partir de agora assume o comando do 4º Batalhão de Infantaria de Selva e do comandante substituído no cargo, no Palácio Rio Branco, na capital acreana.
O governador foi apresentado e deu as boas vindas ao tenente-coronel Emir Leandro Moreira Xavier, que assumiu, no dia 16 de dezembro, o posto do coronel Guilherme Naves Pinheiro.
Naves ressaltou o trabalho conjunto feito entre exército e Estado. “Vim me despedir e apresentar o coronel Xavier, e convidar o governador para a cerimônia da troca de comando, além de agradecer por todo o apoio prestado ao exército pelo Estado por meio das polícias e bombeiros”, disse Naves.
Fonte - Notícias do Acre:
https://agencia.ac.gov.br/governador-recebe-visita-de-cortesia-do-comando-do-4-bis/


Missão na Argentina
O Coronel Guilherme Naves Pinheiro vai cumprir Missão que lhe foi conferida pelo Exército Brasileiro, no período do 1º ao 4º trimestre de 2023, na Argentina, no Curso de Mestrado em Defesa Nacional.
Fonte - INFORMEX, NR 024, de 20 junho de 2022.
https://www.eb.mil.br/documents/16768/14821544/INFORMEX%20N%C2%BA%20024

20/03/2022
Comando de Fronteira
4º Batalhão de Infantaria de Selva
Rio Branco - Acre - Brasil
(Transcrição do Portal do Governo Brasileiro - 4º BISm - Seção Comunicação Social)

O Comando de Fronteira Acre e 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º B I S), também conhecido como Batalhão Plácido de Castro, é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada em Rio Branco, no estado do Acre e vinculada à 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho. Seu nome histórico é uma referência a José Plácido de Castro, militar responsável pela defesa do Acre e a sua anexação, com a Revolução Acreana, ao território brasileiro.


Além da sua sede em Rio Branco, o batalhão tem a responsabilidade de defender as fronteiras internacionais que o estado do Acre apresenta, para isso, o batalhão possui uma companhia destacada na cidade de Epitaciolândia (fronteira com a Bolívia) e mais três pelotões destacados nas cidades de: Plácido de Castro (fronteira com Bolívia), Santa Rosa dos Purus (fronteira com o Peru) e Assis Brasil (fronteira com Peru e Bolívia).

O Comandante


CORONEL GUILHERME NAVES PINHEIRO

Atualmente, exerce a função de Comandante do Comando de Fronteira ACRE/ 4º Batalhão de Infantaria de Selva, em Rio Banco, AC.

Nascido em 28 de agosto de 1976, em Belo Horizonte, MG; é filho de Carlos Magno Pinheiro e Inês Lage Naves.

Incorporou às fileiras do Exército em 19 de fevereiro de 1994, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, SP. Foi declarado aspirante-a-oficial em 28 de novembro de 1998, tendo sido classificado no Comando de Fronteira Solimões/ 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, AM. Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2022.

Principais cursos que possui:

- Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras – 1995 a 1998.

- Curso de Operações na Selva – 1999.

- Curso de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – 2003.

- Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – 2006.

- US Army Captains Career Course – 2014.

- Curso de Comando e Estado Maior do Exército – 2016 a 2017.

- US Army Command and General Staff Officers’ Course – Turma 2019/2020.

- Mestrado em Arte e Ciência Militares com ênfase em Estudos Estratégicos pelo US Army Command and General Staff College – 2020.

Principais funções que exerceu:

- Comandante do 4º Pelotão Especial de Fronteira do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Estirão do Equador, AM – 2000.

- Subcomandante da 3ª Companhia de Fronteira, em Forte Coimbra, MS – 2007 a 2008.

- Observador Militar na Missão das Nações Unidas para o Referendo do Saara Ocidental, África - 2009.

- Comandante da 2ª Companhia de Infantaria, em Três Lagoas, MS – 2012 a 2013.

- Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro, RJ – 2018.

- Oficial de Operações da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Porto Velho, RO – 2020.

Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha Corpo de Tropa, Medalha do Pacificador, Medalha de Serviço Amazônico e Medalha das Nações Unidas.

É casado com a Sra Marcela Garcia Loayza Naves e possui dois filhos: Jade e Lucca.

(Atualizado em 20 de março de 2022)
Fonte: 
Portal do Governo Brasileiro - 4º BISm - Seção Comunicação Social
https://4bis.eb.mil.br/o_comandante.html


03/11/2020
Comando de Fronteira
4º Batalhão de Infantaria de Selva
Rio Branco - Acre - Brasil

PASSAGEM DE COMANDO

Tenente-Coronel Guilherme Naves Pinheiro
Crédito: Sd P. Lima

Rio Branco (AC) – O Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva realizou, no dia 3 de dezembro, a solenidade de Passagem de Comando, que teve início com a inauguração do retrato do Coronel Wellington Costa Prates na galeria de antigos comandantes. Em seguida, foi realizada a solenidade militar de transmissão de cargo para o Tenente-Coronel Guilherme Naves Pinheiro, ato solene presidido pelo General de Brigada Luciano Batista de Lima, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl). 

O Coronel Costa Prates ficou dois anos em Rio Branco como comandante do Batalhão, onde, além de operações na faixa de fronteira e atividades visando ao bem-estar da Família Militar, desenvolveu projetos para benefício da população rio-branquense, destacando-se atuação na Operação Verde Brasil e no combate à COVID-19.

Destaca-se que, durante todo o evento, foram fielmente observadas todas as medidas sanitárias preventivas contra a atual crise da COVID-19, como a utilização de máscaras, ambientes ventilados, bem como convidados reduzidos a fim de evitar grandes aglomerações.
Ao final, a tropa desfilou em continência ao Tenente-Coronel Naves, comandante sucessor. Após a formatura, os oficiais se posicionaram ao redor da praça da bandeira, onde, na ocasião, o comandante sucedido cumprimentou a todos despedindo-se dos integrantes do Batalhão.

Fonte: Cmdo Fron Acre/4º BIS




30/04/2018
LEGIÃO DA INFANTARIA / BRASÍLIA
PROMOÇÃO DE LEGIONÁRIOS




16/11/2011
Comando da 2ª Companhia de Infantaria do Exército
Três Lagoas - Mato Grosso do Sul - Brasil

Em cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (16/12/2011), tomou posse como comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército em Três Lagoas, o capitão Guilherme Naves Pinheiro, em substituição ao major Sérgio Alexandre de Oliveira, que esteve à frente da unidade nos últimos dois anos. 

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares e teve ainda o comandante militar do Oeste, general João Francisco Ferreira, participando da cerimônia de troca de comando da 2ª Companhia. 

capitão Naves estava atuando no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João Del Rei (MG). É a primeira unidade independente que ele comanda e sua expectativa é “corresponder as expectativas e garantir a segurança nacional de acordo com as determinações do Comando Militar do Oeste”. 

Prestigiaram a solenidade o juiz federal da 1ª Vara da Justiça Federal de Três Lagoas, Fernão Pompeo de Camargo, e os chefes e comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária (PMR), Polícia Militar Ambiental (PMA), Polícia Federal e o delegado regional da Polícia Civil, Vitor José Fernandes Lopes.

Também estavam presentes, representantes da Fibria Celulose, International Paper, Eldorado Brasil, SEST/SENATe empresários dos mais variados setores da cadeia produtiva e econômica de Três Lagoas.

Em sua despedida, antes da passagem de comando, o major Alexandre de Oliveira ressaltou a importância das parcerias do Exército Brasileiro com a Prefeitura de Três Lagoas, principalmente, em ações voltadas à saúde, educação e assistência social.

Essas parcerias se tornaram valiosas e profícuas, “graças à simpática, sorridente e sempre cativante liderança da prefeita Márcia Moura”, ressaltou o ex-comandante.

A força de uma despedida sincera está nos justos agradecimentos e na alegria de sentir o dever cumprido”, manifestou o major Alexandre de Oliveira.



Fontes:

Valdei José - Portal Três Lagoas/MS;

Levi de Oliveira - Portal Jornal do Povo de Três Lagoas/MS;

Fotos: Claudia Pereira

Assecom

Antepassados de Guilherme Naves Pinheiro
Pais
- Carlos Magno Pinheiro e Inês Lage Naves
Avós materno
- Paulo de Oliveira Naves e Maria Luisa Lage Naves
Bisavós
- Carlos Ribeiro Naves Filho - o Carrinho" e Nadir de Oliveira Naves
- Oscar da Costa Lage e Alice Maria Alvim
Trisavós
- Capitão Carlos Ribeiro Naves (n.1849) e Amélia Cândida de Lara Naves
- José Pimenta de Oliveira e ( )
- ( )
- Custódio de Faria Alvim e Maria Sebastiana Martins Guerra
Tetravós
- Silvestre José Naves (n.1828)  e Umbelina Naves (n.1830 - f.1892)
- Coronel Antônio Cândido Rodrigues Neves - o Coronel Neves e Dulcinéia Bernardes de Lara Neves
- ( )
- ( )
- Custódio de Andrade Guerra e Ana Andrade Lage
Pentavós
- Miguel Joze Naves 3_ (n.1794 - f.1864) e Maria Joaquina do Carmo (n.1800 - f.1832)
- Manoel Antônio Naves_8 e Anna Rosa Sampaio da Silva - ou Anna Rosa de Santa Anna
- ( )
- ( )
- Custódio Martins Guerra e Olímpia Bernardina de Guerra 
Hexavós
João Naves Damasceno (f.1831) e Anna Vittoria de São Thomé (n. 1761* - f.1841)
Heptavós
João de Almeida Nave e Luzia Moreira de Afonseca
Nonavós
Florência da Silva Naves e Domingos Lopes da Silva
Decavós
João de Almeida Naves e Maria da Silva Leite
Udecavós
Balthazar de Almeida Naves e Maria Sebastiana Naves




Fonte:
Legião da Infantaria/Brasília - Legião Gen Silva Néto*
http://www.legiaodainfantaria.eb.mil.br/htm/cumprimentos-30abr18.php
Relação, de acordo com a publicação do INFORMEx ...

NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
            
        receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.