sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Questionamentos 4: - Por que foi titulado como “patriarca” o nosso ancestral João Naves Damasceno?

Em prosseguimento a série "Questionamentos", temos a indagação do primo Lucian Naves, do ramo João Batista Naves de Oliveira casado com sua prima Anna Rosa Naves, da árvore genealógica da Família NAVES. Portanto, duplamente tetraneto de José Francisco Naves 6_ cc. Anna Roza De Jesus (1ª núpcias); e, cc. Jesuína Benevides Cardoso (2ª núpcias), 6º filho do patriarca João Naves Damasceno.


http://familiaresnaves.blogspot.com/2008/11/captulo-vi-jos-francisco-naves-6-cc.html



O primo Lucian Naves levanta a seguinte questão:

- Por que o patriarca é o João Naves Damasceno e não o João de Almeida Naves?



Resposta do Blog Família Naves:



Este é o primeiro questionamento, em relação a um ponto comum à todos os NAVES conhecidos.



Preliminarmente, torna-se necessária a definição histórica de “patriarca”.



Patriarca (grego: πατριάρχης, πατήρ, patér, pai + αρχή, arché, primeiro, máximo) pode ser tomado em duas acessões :



• em sentido figurado, diz-se de uma pessoa, geralmente idosa da qual descendem várias gerações, muito respeitada pela sua sabedoria, benemerência ou grande defensor de uma causa.



• em sentido religioso, é o nome dado aos primeiros chefes de família no Antigo Testamento.



Este título é utilizado em certas Igrejas cristãs para designar algumas autoridades eclesiásticas que têm ascendência jurídica ou honorífica em relação a um território, rito ou igreja particular. A circunscrição eclesiástica do patriarca chama-se patriarcado. Em algumas Igrejas, o patriarca recebe o titulo de Catholikós, e sua circunscrição é o Catholikossato.



Este título é utilizado na Igreja Católica no rito latino e nos ritos orientais, bem como nas Igrejas ortodoxas e nas Igrejas não-calcedonianas.



Todavia, há de se ressaltar que as igrejas cristãs, derivadas do cristianismo primitivo que teve por berço os hebreus e a religião judaica, mais tarde aduzida aos povos romanos entre outros As “modificações” liturgicas, se deram à partir co concilio de Jerusalem, o ano de 51,DC, que isentava as práticas da lei mosaica. vide a cronologia dos concílios ecumênicos in http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlios_ecum%C3%A9nicos



  • O patriarca NAVES



Na família Naves existe uma longa relação de nomes que se repetem através de gerações, inclusive há coincidências duplas (casais diferentes com nomes iguais) sendo possível a sua diferenciação pela filiação, datas e locais de nascimento, casamento ou óbito (leia mais em Os toponímios “NAVES" e "DAMASCENO” in http://familiaresnaves.blogspot.com/2009/03/relacao-dos-toponimios-naves-damasceno.html).



Em nossas pesquisas encontramos uma personagem convergente em que, a cada descoberta, unia-mos vários ramos familiares dispersos a um tronco principal. Atualmente encontramos integrantes NAVES entroncados em João Naves Damasceno cc. Anna Vittoria de São Thomé.


É desconhecido algum ramo que tenha seu entroncamento na árvore genealógica da família Naves que não seja através de JND cc. AVST. Daí então, como o patriarca Abraão, temos vastas gerações descendentes do patriarca João Naves Damasceno, comum à todos os NAVES.

 
 
 
- quadro: Ancestrais (NAVES) do patriarca João Naves Damasceno, natural de Lavras/MG, f. 30 Maio 1831, cc. Anna Vittoria de São Thomé, natural de Nossa Senhora da Conceição dos Prados/MG, f 19 Mai 1841.




Pai: João de Almeida Naves, Santana de Parnaíba/SP
Mãe: Luzia Moreira de Afonseca, Taubaté/SP




Avô: Domingos Lopes da Silva, Macuco/RJ
Avó: Florência da Silva Naves, f. 1740, em Santana de Parnaíba/SP



Bisavô: João de Almeida Naves - ou João Almeida Naves, Santana de Parnaíba/SP
Bisavó: Maria da Silva Leite



Trisavô: Balthazar de Almeida Naves - ou Almeida Neves, ~1610, Serra da Estrela - Portugal
Trisavó: Maria Sebastiana Naves, Serra da Estrela - Portugal