sábado, 3 de abril de 2010

Vila Franca das Naves, distrito de Guarda, Portugal: Curiosidades

- Atualizado aos 12 de junho de 2018 -
                                                                                               Foto divilgação

in blog Vila Franca das Naves - Portugal

Interessante similaridade do desenho dos castelos contido no brasão da família Naves e no brasão de Vila Franca das Naves - Portugal.

Importante notar que, no desenho do brasão, a porta do castelo está cerrada (fechada), enquanto que no desenho do brasão da família Naves a porta do castelo está aberta.
A presença do castelo em um brasão de armas significa que o seu portador participou com destaque em tomadas de assalto, ou despojos conquistados. Quando representado de portas abertas (cor escura) indica sucesso na defesa ou tomada.

Fornos de Algodres*, distrito de Guarda, está a esquerda do mapa.
* Aonde está localizada a igreja aonde Balthazar de Almeida Naves casou
 com Maria Sebastiana Naves, aos 4 de dezembro de 1622.


Acesso a Vila Franca das Naves - Portugal
 Vila Franca das Naves - Portugal
  Vila Franca das Naves - Portugal
Estação Feroviária de Vila Franca das Naves - Portugal

A Páscoa é sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual é uma festa móvel no calendário romano. No ano de 2008 a Páscoa aconteceu mais cedo do que qualquer um de nós pode ver na sua vida! A próxima vez que vai ser tão cedo como naquele ano (23 de Março) será no ano 2228. A última vez que tal ocorreu foi em 22 de Março de 1818.
Situada em ponto estratégico da Beira Alta, Vila Franca das Naves é uma freguesia portuguesa do concelho de Trancoso, com 10,75 km² de área e 1 097 habitantes (2001). Densidade: 102,0 hab/km², é uma terra hospitaleira, com indústria, comércio, serviços, restauração, escolas e actividades agrícolas. Elevada a Vila em 9 de Dezembro de 2004, com cerca de 1400 habitantes, é um ponto de visita obrigatório na região.

O topónimo era antigamente Vila Franca ou Vila Franca do Conde, por ter sido coutada do Conde de São Vicente.


NOTA DO EDITOR:

Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.

blogfamilianaves@hotmail.com


  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja um membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e
    receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.