quarta-feira, 3 de junho de 2009

Maria Duarte Naves

Faleceu aos 30 de maio de 2009, em Goiânia - GO, aos 99 anos, Maria Duarte Naves.


(Flash UCG) - Mineira de Araguari, nasceu em 1910 e viveu 85 anos de sua vida em Goiás, foi pioneira da implantação da cidade de Goiânia, onde teve marcante atuação assistencial.


Casou-se com 4.11.1.2. Raul Naves . Pioneira, chegou a Goiânia no momento em que Campinas começava a dar lugar ao canteiro de obras da nova Capital, quando o casal implantou o Pálace Hotel – hoje tombado pelo Patrimônio Histórico –, que abrigou os primeiros visitantes ilustres, políticos e empresários.


Atuante, implantou, nos anos 30 e 40, modernas – para aquela época – máquinas de processamento de leite. O marido foi um empreendedor que acreditou na nova Capital — primeiro, no comércio de gêneros alimentícios e, depois, na implantação de fazendas, na criação de gado e na contribuição ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região em que atuou. Ele implantou, nos anos 1960, uma escola rural no município de Rialma, que leva o nome de ‘Raul Naves’, para atender aos filhos dos empregados e que serviu à comunidade da região, onde tinha a fazenda ‘Barranca’.


O casal fez questão que os filhos estudassem nas melhores escolas do País: Raul Naves Filó, o primogênito, fez Arquitetura na Universidade Mackenzie, e Rubens Naves, sócio fundador da Rubens Naves, Santos Jr, Hesketh - Escritórios Associados de advocacia, graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, ambas de São Paulo. A caçula, Laudelina Lane Naves, fez dois anos no Colégio Santa Marcelina, de Belo Horizonte, MG, e graduou-se em Letras Modernas pela Universidade Federal de Goiás.


Por influência de um irmão, nos anos 50 conheceu o espiritismo, então uma doutrina pouco aceita na sociedade, diante da predominância da religião católica, a partir de quando aliou a prática espírita a uma sólida ação assistencial, em Goiânia e em Rialma. Ela ficou viúva em 1985.


Em cerimônia póstuma, marcada para o dia 8 de junho de 2009, às 19h45, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, por reconhecimento, lhe será outorgado o título honorário de cidadania goiana.